top of page
Buscar

Por que as crianças ficam doentes quando entram para a escola?

S

e você é pai, mãe ou cuidador de alguma criança já deve ter percebido que quando ela começa a frequentar a escola, por volta dos 2 anos, é comum adoecer com mais frequência. Quadros de resfriados, sinusite e otite acabam levando esses pequenos aos consultórios médicos. Isso acontece porque ela fica mais exposta a bactérias e vírus. A partir do momento em que a criança vai se adaptando a essa nova rotina esses episódios vão diminuindo. Isso sempre aconteceu.


Porém com a pandemia houve uma alteração. Durante quase dois anos, as crianças ficaram mais isoladas, deixaram de frequentar a escola, logo também deixaram de ter contato com esses microrganismos. Com a diminuição dos casos e a volta à rotina, crianças maiores, 3, 4 anos estão entrando na escola pela primeira vez, logo estão adoecendo da mesma forma que as de 2 anos. Esse fenômeno ficou conhecido como saída da bolha ou síndrome da creche pós-pandemia.


Como proteger as crianças


Todas as medidas do auge da pandemia ainda são válidas, como lavar as mãos e lavagem regular do nariz das crianças que têm infecções recorrentes.É importante também manter uma relação próxima com o pediatra e o otorrinopediatra para que elas recebam a medicação necessária, sem exageros, protegendo assim, a saúde dos pequenos.


 
 
 

Hozzászólások


Compromisso Ético

As informações contidas nestas páginas não substituem a consulta médica, o conteúdo constitui-se de informações gerais e não deve ser considerado como um conselho para nenhuma criança especificamente. Cada paciente é um caso diferente e específico e requer um cuidado médico individualizado.

 

Espera-se que as informações contidas aqui sejam úteis aos cuidadores para o entendimento dos problemas de saúde de suas crianças, mas não é um substituto para consultas médicas feitas pessoalmente. Deve-se, ainda, entender que muitos tópicos na Medicina são controversos, podendo haver várias abordagens possíveis para um dado problema. Os usuários deste Website assumem plena responsabilidade pelo uso das informações nele contidas, bem como de qualquer outro a este ligado ou relacionado. A menção de um produto específico ou serviço não representa uma recomendação, salvo esteja claramente especificado como tal.

 

Nenhuma alteração deve ser feita em tratamento previamente prescrito ou em qualquer procedimento médico baseando-se apenas em informações obtidas via Internet. Somente o médico que tenha tido a oportunidade de avaliar o paciente pessoalmente poderá intervir nas condutas.

© 2022 Por Dr. Ricardo Godinho

bottom of page