LAVAGEM NASAL
A limpeza nasal adequada pode prevenir doenças respiratórias e ajudar no tratamento das rinites e sinusites, bem como nas gripes ou resfriados.
As crianças chegam a produzir mais de um litro de secreção por dia no nariz, por isso, uma boa hidratação é fundamental. A orientação médica é o primeiro passo para iniciar a limpeza, geralmente é necessário remover as secreções antes de lavar o nariz.
Removendo as secreções do nariz
O fluxo contínuo de ar pela cavidade nasal é um dos responsáveis pela retirada das secreções que são formadas dentro do nariz. Portanto, para que as crianças tenham um nariz limpo é preciso que elas respirem adequadamente.
Em crianças menores, lactentes ou aquelas que ainda não sabem como assoar o nariz deve-se fazer a higienização nasal, de forma cuidadosa, com soro e uma haste com algodão nas extremidades para retirar as secreções da parte mais externa das narinas. Nunca se deve introduzir profundamente a haste.
Em crianças maiores, o responsável pode pedir para que assoem levemente o nariz. Em caso de obstrução nasal, o nariz não deve ser assoado com força, já que pode enviar secreções para os ouvidos ou para as cavidades sinusais, favorecendo o desenvolvimento de otites e sinusites.
Como lavar o nariz
Para proceder à lavagem do nariz é preciso antes garantir um ambiente calmo e explicar à criança como será feita e sua importância.
Inicialmente deve-se aquecer o soro fisiológico ou similar até a temperatura corporal; para tanto, pode-se friccionar o frasco entre as mãos ou colocá-lo na axila durante certo tempo. Quando aquecer em banho-maria ou em forno de micro-ondas, avaliar antes a temperatura do soro no dorso da mão.
Para aplicar o soro no nariz da criança, e desse modo remover as secreções, pode-se utilizar um conta-gotas, uma pequena seringa (sem agulha) ou também utilizar o soro fisiológico em forma de spray.
Cuidados com o soro fisiológico
-
Armazenar tampado em geladeira.
-
Renovar a cada sete dias.
-
Não deixar o conta-gotas entrar em contato com o frasco de soro (colocar o soro da limpeza em um pequeno copinho e desprezar o que sobrou).
Algumas embalagens de soro fisiológico em formato de spray foram desenvolvidas para evitar a contaminação e facilitar a limpeza nasal.